O projeto experimental DE QUEM É A VEZ AGORA? propõe uma abordagem dinâmica sobre o universo dos jogos de tabuleiro, explorando suas origens, evolução histórica e os múltiplos aspectos culturais e sociais envolvidos. Com foco no jornalismo de revista, a proposta se destaca por utilizar uma linguagem visual que mistura fontes, imagens e curiosidades para estimular a imaginação do leitor e ressaltar a identidade cultural dos jogos. A relevância do projeto está em sua proposta de explorar o tema a partir do olhar de Márcia Bennet (2013), que tece reflexões sobre o jornalismo de revista, ampliando a compreensão do impacto e da estética da mídia especializada. Assim, a revista impressa se propõe a ser uma publicação nichada, voltada para um público específico, interessado não apenas nos jogos, mas também nas implicações psicológicas, sociais e culturais que eles podem carregar. Essa abordagem permite que o projeto dialogue com conceitos fundamentais no estudo do jogo, como os propostos pelos teóricos Jean Piaget (1971), Johan Huizinga (1971) e Roger Caillois (1990). Com base em uma análise documental e bibliográfica, a revista DE QUEM É A VEZ AGORA? não se limita a apresentar informações sobre jogos de tabuleiro, mas também propõe um olhar reflexivo sobre o papel desses jogos na sociedade, na formação de identidade cultural e no desenvolvimento humano. Este relatório, portanto, reúne etapas do desenvolvimento do projeto, além de sua contextualização teórica, buscando criar um espaço de discussão sobre as diversas camadas de significados e práticas lúdicas que atravessam o universo dos jogos de tabuleiro ao longo da história.
Tipo De Obra: TCC
Classificação Temática: JORNALISMO
Ano: 2024
Cutter: O48d
Publicação: 09-01-2025
Nº Páginas: 66
Autores:MARIA MONIKE LIMA DE OLIVEIRA (---)
Palavras-Chave: - boardgames
- Jogos de tabuleiros
- Jornalismo Cultural
- luderia
- Revista
Keywords: - Board games
- Boardgames
- Cultural Journalism
- Luderia
- Magazine