Diante das adversidades da vida após os 60 ano de idade as pessoas ficam mais
vulneráveis a utilização de medicamentos, sendo necessário o cuidado com a
automedicação. Com isso, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar os
principais fatores e consequências da automedicação em idosos. Como metodologia
de pesquisa, foram realizadas pesquisas nas plataformas, Scholar Google, Pubmed,
Medline e Scielo, utilizando como palavras chaves das pesquisas; automedicação nos
idosos, causas da automedicação nos idosos, consequências da automedicação.
Para escolha das publicações, utilizou-se dos seguintes critérios de inclusão, como,
textos escritos em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2020 a 2026. Com
isso, foi possível perceber que o farmacêutico tem um papel fundamental para
contribuir reduzindo a automedicação, uma vez que o mesmo possui conhecimento
por meio de sua formação, podendo ajudar de forma integrada com outros
profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros no cuidado mais seguro e eficaz
a população idosa. Há uma necessidade de promoção de informação, uma vez que o
acesso fácil aos medicamentos, contribui significativamente para a prática da
automedicação, sendo essencial o desenvolvimento de estratégias de educação em
saúde e de implantação de políticas públicas, com o objetivo de prevenir a pratica.
Conclui-se que, a redução da automedicação idosos depende de diversas ações e
diversos profissionais da área da saúde, bem como o sistema público, sociedade e
famílias para promover a educação e aumentar a informação no que tange aos riscos
da saúde pública dos idosos ao automedicar-se.